FALE CONOSCO

CURSOS TÉCNICOS

LICENÇAS

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

PÓS GRADUAÇÃO

CBF MASTERS

Home

Educação Executiva 

Marketing e Vendas no Futebol

O curso tem por objetivo principal promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à função de Gestores e Executivos Comerciais e de Marketing em Clubes e/ou Federações/Ligas de Futebol. Como finalidade, desenvolver habilidades que os permitam atuar com eficácia nestas funções, além de capacitar profissionais que visam trabalhar no Futebol como plataforma de negócios.

modalidade

100% Online – Segunda e Sextas (noite) 

duração

80 horas

público alvo

Profissionais interessados na área de Gestão Comercial e de Marketing de entidades do futebol

investimento

R$ 5.500,00

Educação Executiva

Os Pilares do Programa

O curso Gestão de Futebol da CBF Academy busca oferecer um olhar amplo e sistêmico das instituições do Futebol, apresentando e aprofundando suas áreas e a complexa interligação entre elas. Professores, profissionais e especialistas em Gestão do Futebol trarão seus conhecimentos, experiências e técnicas de sucesso, integrando as ferramentas e casos práticos utilizados com as experiências do cotidiano dos participantes e com o meio em que estão inseridos, favorecendo a interação entre teoria e prática e a efetividade do ambiente de aprendizagem.

Curta-Duração

6 meses para conclusão

Esclusividade

Máximo de 50 pessoas por turma

Aulas Online 100% ao vivo

interação em tempo real com os professores

Educação Executiva

Objetivos do Curso

Os estudantes deste programa serão capazes de distinguir entre a aparência e a realidade no contexto da formação jurídica no futebol, além de otimizar a tomada de decisões legais em cenários complexos do negócio esportivo. Essas habilidades são fundamentais para transformar as entidades esportivas e proporcionar-lhes maiores oportunidades de crescimento e cumprimento das normativas legais vigentes.

1
Planejamento de Marketing no Futebol
2
Gestão de Marketing no Futebol
3
Gestão Comercial e de Patrocínios
4
Aspectos Legais

Coordenadores do curso

Roberto Rodrigues 

Atuação comercial desde 2000 com foco em Patrocínios para Clubes, Eventos e Atletas. Trabalhou em Agências como Golden Goal, TopSports, S4G e DePonta. Também é Coordenador de cursos na área do Esporte e Entretenimento no IAG-PUC-Rio e Trevisan Escola de Negócios.

 Luiz Paulo Moura

Empreendedor no segmento esportivo há mais de 25 anos, sócio e criador da SportLab. Já esteve a frente de mais de 60 eventos, destacando-se eventos de Vôlei de Praia, como "Rei e Rainha da Praia", e o time de Vôlei "Rexona Ades/Unilever". Além disso, é especialista de grandes eventos no Curso Avançado de Gestão Esportiva do COI e Coordenador do Núcleo de Gestão Esportiva do IAG-PUC Rio.

Detalhes do Programa

O QUE ESPERAR DO CURSO?

  • Módulo 1 – Panorama e Formação de Visão Estratégica no Futebol

    • Abertura e integração;
    • Ambiente, Visão Sistêmica e Desafios de gestão dos negócios no Futebol;
    • Análise financeira do futebol brasileiro;
    • Futebol e mídia em uma sociedade digital;
    • Marketing, Patrocínio e Vendas no futebol;
    • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 1).
  • Módulo 2 – Planejamento de Marketing no Futebol

    • Gestão de propriedades esportivas na era digital;
    • Processo de planejamento de marketing no futebol e o marketing estratégico;
    • Fontes de informação para a tomada de decisão de marketing nos clubes;
    • Planejamento de ativações nas arenas/estádios e maximização de receitas;
    • Big Data e os impactos do mundo digital no comportamento dos torcedores e consumidores do futebol;
    • Estratégias de produção e distribuição de conteúdo para incremento nas receitas de clubes, competição e entidade;
    • A inovação e as novas tecnologias do ambiente digital aplicadas na área de marketing;
    • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 2).
  • Módulo 3 – Gestão no Marketing no Futebol

    • A gestão de TV’s e redes sociais dos clubes com foco em novas entregas e receitas;
    • A força do futebol na estratégia dos grupos de mídia;
    • A execução da estratégia de marketing nos clubes em uma sociedade digital;
    • A execução da estratégia de marketing nas entidades organizadoras de competições;
    • O relacionamento das áreas de Marketing e Comercial com o departamento de futebol;
    • Decisões de marketing nos clubes;
    • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 3).
  • Módulo 4 – Gestão Comercial e de Patrocínios nos Clubes de Futebol

    • As novas práticas de captação e gestão de programas de patrocínios;
    • Mapeamento de oportunidades e inteligência de mercado;
    • Visão, melhores práticas e cases de grandes marcas patrocinadoras do futebol;
    • O relacionamento de parceria entre clubes e patrocinadores;
    • Case La Liga;
    • Case Premier League;
    • Case NBA
  • Módulo 5 – Aspectos Legais e Indicadores de Performance da Atividade de Marketing nos Clubes

    • Leis, regulamentos e normas que impactam o Departamento de Marketing de clubes e Federações;
    • Indicadores da performance do Departamento de Marketing nos clubes;
    • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 4);
    • Atividade de encerramento

Processo Seletivo

Informações Detalhadas

  • Processo seletivo

    Passo 1 – Preencha o formulário de inscrição

    Passo 2 – Análise do Perfil

    Passo 3 – Aprovação

    Passo 4 – Matrícula Digital


  • Exigências

    Diploma de Graduação ou

    Ensino Médio e experiência comprovada na indústria do esporte (empresas, clubes, federações, etc.)


  • Documentos exigidos

    Currículo Vitae

    Cópia de diplomas e certificados que o candidato julgar pertinentes


 Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Excelência Acadêmica

Parceria com o IDP

Todos os programas da CBF Academy são conduzidos em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, instituição de ensino superior certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e com ampla experiência na organização de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas, tais como Administração, Comunicação, Direito, Economia e Tecnologia.

Outros Programas de Pós-Graduação

que podem te interessar

gestão

MBA em Liderança e Gestão do Futebol

Curso abrangente de gestão esportiva, com foco no futebol. Capacita os alunos para enfrentarem desafios em clubes e aborda temas como gestão, planejamento, marketing e finanças.

direito

Pós-Graduação em Direito Esportivo

Curso interdisciplinar focado no direito esportivo, especialmente no futebol. Com uma abordagem interdisciplinar, aborda temas como regulamentação do futebol, contratos, tribunais esportivos, e outras questões legais fundamentais para o ambiente do futebol.

dados

MBA em Análise de Desempenho e Ciência de Dados Aplicados ao Futebol

Curso inovador que explora análise estatística e ciência de dados no futebol, com ênfase na avaliação de desempenho de jogadores e equipes. São abordados diferentes temas, como ferramentas de prospecção, departamentos de inteligência, estratégias de treinamento, entre outros.

saúde

Especialização em Ciências da Saúde e Performance no Futebol e Esportes de Alto Rendimento

Curso focado em saúde e desempenho no futebol, abordando preparação física, nutrição e prevenção de lesões, preparando os alunos para os desafios do campo.

CBF Masters

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS CBF MASTERS 2024-2025

Confira mais sobre o Programa Executivo Internacional da CBF Academy clicando abaixo

A educação que transforma sua carreira. Tenha um diploma CBF Academy

Preencha seus dados e siga para a segunda etapa de inscrição

Preencha seus dados e siga para a segunda etapa de inscrição

Preencha seus dados e siga para a segunda etapa de inscrição